4 de outubro de 2012

Conhecendo a comida japonesa

O sushi é um prato da culinária japonesa à base de arroz cozido temperado com vinagre de arroz, sakê, açúcar, sal e alga, combinado com peixe, frutos do mar, vegetais ou frutas. Muitas vezes é entendido simplesmente como peixe cru. Quando o peixe cru é servido por si só, é chamado de sashimi, que são frutos do mar ou peixes fatiados e servidos apenas com molho de soja e wasabi. 

shoyu (molho a base de soja) deve ser usado em pouca quantidade, e apenas a borda da cobertura do sushi deve ser mergulhada, nunca o arroz, como a maioria aqui faz . wasabi ou raiz-forte é um tempero em pasta de sabor forte e característico, encontrado sob a forma de pasta, feito da planta wasabia japonica, sendo cultivado nos fresco planaltos de Amagi, na península de Izu, Shizuoka, Japão. A raiz-forte japonesa fresca, apresenta alguma semelhança com a raís-forte utilizada no Brasil, mas tem um sabor e aroma mais delicado.

Os tipos mais conhecidos de sashimi são: 
Atum (Maguro), Atum Gordo (Toro), Lula (Ika), Polvo (Tako), Camarão (Ebi) e Salmão (Sake). 

Já o Nigiri é o tradicional bolinho de arroz moldado na mão e recoberto com fatias de peixe ou frutos do mar crus.
Outra maneira de apresentar o Nigiri é entre arroz e o peixe uma lasca de wasabi e uma camada fina de uma cobertura colocada sobre ele, possivelmente amarrada com uma tira fina de nori. 

Há vários tipos de sushis, que mudam de nome conforme a escolha dos recheios e coberturas e na maneira em que são montados. Além disso, são diferentes no Japão e EUA, onde as variedades similares são substituídas por outras, dependendo do local e da estação. 

A comida japonesa é uma boa opção para quem quer se manter saudável. Como boa parte dos pratos são servidos frios e crus, muitos acham que não engordam e por isso podem comer à vontade! Claro que é mais saudável comer 600 calorias de sushi e sashimi do que um hambúrguer de carne, mas,dependendo da quantidade consumida, os dois engordam igual. Sem contar com as versões empanadas (hot roll) com molho teryaki.

Os peixes, além de serem fonte de ômega 3 (importante aliada na prevenção das doenças cardiovasculares), fornecem proteína de alto valor biológico, zinco, ferro, cobre e vitaminas do complexo B. Os peixes gordos como o atum, o salmão, a cavala, a sardinha, a truta, o arenque e as anchovas ainda são ricos em vitaminas lipossolúveis (A e D), fundamentais para a absorção e fixação do cálcio aos ossos, e contém elevados teores de iodo, mineral essencial ao bom funcionamento da tiróide. As algas e os vegetais crus contém fibras, vitaminas e minerais que auxiliam na função intestinal. O gergelim, encontrado em muitos destes pratos contém cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. 

Se quiser preparar seu próprio sushi em casa, saiba que não pode usar qualquer tipo de peixe e deve procurar por peixes específicos, adequados para serem consumidos crus, livres de parasitas e bactérias. Peixes de água doce não são adequados para serem consumidos crus.  





Partilhar

Nenhum comentário: