25 de julho de 2011

História do Sake - ERA YAYOI - 300 a.C à 300 d.C.

O Saquê Fermentado, também chamado de "NIHONSHU", conquistou o mercado do mundo inteiro, com a sua simplicidade e possui um aroma marcante e seu sabor refinado.


ERA YAYOI - 300 a.C à 300 d.C.
O que acontecia nessa era:
- Alexandre, O Grande, derrotou os persas.
- Os romanos destruíram Corinto e conquistaram a Grécia.
- Júlio César comandou a invasão romana na Bretanha.
- Os chineses inventaram o papel.

            Na era Joumon (1300 a.C. à 300 a.C.), o arroz e ferro, foram introduzidos no Japão, através da China. E na transição da era Joumon para a era Yayoi, a técnica irrigada de plantio do arroz, foi implantada na parte sudoeste do país, sendo considerada a principal matéria prima do saquê. Uma técnica rudimentar, chamada de “Kuchikami”, documentada no livro “ÔSUMI FUDOKI”, consistia na sacarificação produzida da enzima da saliva das mulheres. Elas mastigavam os grãos de arroz aquecidos e depois cuspiam num tacho, para assim produzir o arroz fermentado. Também eram restritas às jovens virgens, pois entendiam que o saquê viria da mulher pura.


ERA YAMATO - 300 à 710
O que acontecia nessa era:
- Império romano dividido em Oriente e Ocidente.
- Justiniano I governou o Império Bizantino.
- Maomé foge de Meca para Medina
- Os muçulmanos invadiram a Espanha

Período que o país teve o nome Yamato, e a chegada do budismo. Como consta nos registros “KOJIKI”, “FUDOKI” e “NIHON SHOKI”, a técnica de produção é expandida em todo o território. Muito antes da bebida ser chamada de “SAQUÊ”, era chamado de “KI”, “MI”, “MIKI”, KUSHI”.
             Na cidade de Izumo, província de Shimane, existe uma história mitológica chamada de “YASHIORI NO SAKE”. Uma gigantesca serpente de oito cabeças, “YAMATA NO OROCHI”, literalmente do tamanho de uma montanha, pois em seu corpo, havia vegetação. A cada ano, moradores da aldeia, sacrificavam oito virgens, para não provocar a ira do monstro e destruir tudo que havia em volta. Um deus chamado “SUSAONO MIKOTO”, se encanta com uma das virgens, filha do chefe da aldeia, e faz uma proposta, dizendo que se o eliminasse, permitiria o casamento com ela. Concordando com o guerreiro divino, imediatamente, se disfarça de camponês, e aguarda o dia do sacrifício. De longe observa as oito cabeças se aproximando diante dele, e antes que as devorasse, Susaono Mikoto, oferece, oito vasos de saquê, dizendo que antes de consumá-las, deveria degustar um néctar. Aceitando as serpentes, mergulham as oitos cabeças de cada vaso e tomam tudo, até que adormecem embriagados. Aproveitando o descuido, tira o disfarce e se identifica como um deus e apunhala a sua espada no monstro.
            O saquê nessa época era tão concentrado e encorpado, que as pessoas ao invés de beber, elas comiam.



fonte: http://www.adegadesake.com/o-mundo-do-sake/historia-do-sake.html





Partilhar

Nenhum comentário: